Como Escolher Cortina para Sala

As cortinas alegram, enfeitam e decoram qualquer ambiente, quartos, cozinhas e até banheiros, mas não podem faltar na sala. Ao escolher uma cortina para sala você deve levar em consideração alguns fatores importantes para manter o equilíbrio e a harmonia do ambiente. Observe algumas dicas.

Leia também: Como Escolher Tapete para Sala

Como Escolher Cortina para Sala

Elas podem ser confeccionadas com todo tipo de tecido, mas existe aquele tecido que combina exatamente com a sua decoração, com o tamanho da sua janela e a iluminação que se deseja obter.

Como Escolher Cortina para Sala 8

Cortinas de voil: As cortinas de voil são leves, esvoaçantes e não impedem a luz. Elas são perfeitas para salas e janelas pequenas. Em tons variados e brilhantes clareiam e não pesam o ambiente.

Cortinas blackout: As cortinas blackout impedem que a luz penetre no ambiente conferindo um ótimo clima para salas de Home Theater. O verso do tecido é revestido com uma espécie de lona plástica.

Cortinas com forro: Os forros sempre são mais espessos que as cortinas. São feitos em algodão cru ou similares na maioria das vezes.

Cortina de cetim: As cortinas de cetim, são esvoaçantes e brilhantes, mas apesar de fins e lisas não permitem uma claridade muito ampla.

Cortina de seda: A cortina de seda serve para ambientes finos, pois seu brilho e caimento pedem uma sala clássica e requintada.

Cortinas estampadas: As cortinas estampadas pedem sofá liso e móveis retos, simples e com poucos detalhes para não haver um amontoado de informações, e não pesar o ambiente.

Cortinas com listras: As cortinas com listras horizontais alargam o ambiente, e as cortinas com listras verticais alongam. Opte por aquela que mais se encaixe com o seu desejo.

Estilos de Cortina para Sala 

Como Escolher Cortina para Sala 7

Modernas: As cortinas também seguem estilos, os estilos modernos são retos, com tecidos em desenho geométricos, ou listras. Sem muito babado ou amarrações. Geralmente são penduradas em barras de madeira ou de metal com argolas.

Clássicas: As cortinas em estilo clássico, pedem tecidos finos, como seda, veludo, jacquard com forro, e franjas ou babados e pregas.
Românticas: As cortinas românticas são cheias de babados e tecidos leves como voil. Podem ser lisas ou estampadas. Devem possuir faixas para serem puxadas e fazer uma curvatura e adornar a janela.

Tipos de Trilhos para Cortinas da Sala

Seja qual for o seu estilo ou a sua intenção de decorar, preste atenção nos materiais das barras e trilhos. Os trilhos por exemplo, são feitos para segurar cortinas no estilo clássico, como se fazia antigamente. Elas podem ser escondidas por uma franja de tecido, gesso ou madeira. Mas são pouco usadas. Os trilhos modernos feitos em metal ou madeira por exemplo, são para cortinas em estilo moderno. Você também poderá usar a criatividade e criar uma franja para esconder o trilho moderno para uma cortina clássica. Ou criar pregas altas o suficiente para impedir a visão de enxergar os ganchos que também acompanham os trilhos modernos, e assim criar um efeito clássico.

Fotos de Cortinas para Sala

03. junho 2013 by Redação
Categories: Quarto | Tags: , | Comentários desativados

Comments