Decoração com Velas

Decoracao com Velas 2

Nem só de móveis se fará a decoração da sua casa! A decoração com velas dão um toque todo especial ao cômodo decorado, que se complementa nos castiçais e candelabros que podem ser cuidadosamente espalhados por todo o ambiente, inclusive jardins e varandas.

Leia também: Decoração de Hall de Entrada

As velas decorativas possuem tons neutros, suaves ou vibrantes, e podem ser trocadas de acordo com a sua vontade.

Como decorar o ambiente com velas

Você pode decorar cada canto da sua casa com os diversos tipos de velas existentes no mercado, veja algumas dicas:

Velas no banheiro: O banheiro pode ficar muito mais charmoso e agradável se decorado com velas. As velas podem compor um cantinho ao lado da banheira ou pia. Podem ser perfumadas e até coloridas. Procure equilibrar o tom das velas com a cor do banheiro e crie ambientes lindos.

Velas na sala: Na sala as velas podem ser bem grandes. Elas devem compor a mesinha de centro ao lado de livros e castiçais imponentes, pequenos arranjos de flores e estantes. Outra opção para as velas na sala são os candelabros.

Velas no quarto: As velas podem compor muito bem o ambiente do quarto e criar um efeito romântico e aconchegante. Elas podem ficar sobre a cômoda ou criado mudo. As mais indicadas são aquelas velas bem grandes em formato quadrado ou redondo.

Castiçais

Os castiçais são estruturas de metal, ferro, vidro, bronze, louça, cristal ou pedra, feitos especialmente para colocar as velas. Sendo muito usadas como única fonte de luz nos séculos passados, ganhou vários estilos, que variava de acordo com a cultura de cada país.

Os castiçais mais comuns na época eram os de estilo barroco e neoclássico, que seguiam tendências francesas e inglesas. É considerado castiçal o aparador para velas que comporta somente uma vela por vez, os aparadores com lugar para mais de 2 velas são chamados de candelabro.

Candelabro

Os candelabros possuem um desenho artístico muito bonito e atraente, e podiam ser pendurados no teto, na parede como arandelas ou, como adornos de mesa. Era muito comum usar candelabros sobre a mesa de jantar.

O candelabro mais conhecido é o candelabro judeu, que tem lugar para até 7 velas em seus aparadores.

Dicas para decorar os ambientes da casa com velas

Decoracao com Velas 8

Se na decoração da sua casa faltam velas e você já decidiu onde colocá-las, experimente dispô-las sempre em grupos de 3, alternando o tamanho de cada uma delas. Se as velas ficarão em castiçais, opte por castiçais de tamanhos diferentes.

Na hora de compor a sua decoração com velas, uma dica que nunca falha é organizá-las em foram de triângulo. Forme um triângulo irregular com as velas, não precisa se preocupar em deixá-lo perfeito.

Para combinar com o clima aconchegante que as velas proporcionam, acrescente livros, vasos, arranjos de flores e bandejas de chá. Os livros devem ficar deitados a seu lado, e organizados em formato de pirâmide, do maior para o menor.

Inspire-se na decoração com velas e crie ambientes lindos e convidativos na sua casa.

Fotos de Decoração com Velas