Decoração para Quartos Estreitos e Compridos

Decoração para Quarto Estreito e Comprido

A decoração para quartos estreitos e compridos deve ter a função de ampliar a visão de modo a alargar o quarto. Por isso o ideal é optar por listras horizontais. As listras devem estar nas cortinas ou nos tapetes.

Leia também: Quartos de Casal Decorados

A composição dos móveis nesses casos, não deve acompanhar o sentido do quarto, ou seja, posicione os móveis de modo horizontal. O guarda roupa ou a cômoda deverá ficar logo na porta, ocupando um espaço que seria desperdiçado. No centro do quarto posicione uma escrivaninha ou mesa para computador e aproveite a parede para criar nichos para guardar objetos.

Os quartos estreitos e compridos geralmente são menores, então os móveis que o compõem devem ser multiuso. Evite colocar duas camas nesses tipos de quarto, elas ocuparão um espaço precioso na decoração do ambiente, opte por uma bicama ou beliche.

Aproveite a luz ambiente escolhendo cortinas claras e transparentes.

Móveis planejados para quartos compridos

Uma opção para decorar os quartos com formato comprido é optar pelos móveis planejados. Existem projetos que reúnem a cama, a escrivaninha, e o guarda-roupa em uma só parede do quarto. Esse tipo de planejamento pode garantir um espaço bonito, confortável e prático.

As beliches planejadas também podem ocupar menos espaços e ainda contar com nichos e gavetas que reduzem a necessidade de muitos móveis no ambiente.

Pintura para quartos compridos

Se a intenção é alargar o quarto, evite pintar as duas paredes laterais com um mesmo tom, enquanto a parede do fundo do quarto se distingue das outras. Isso dará impressão de que o quarto ficou ainda mais comprido. Para evitar errar, pinte apenas uma parede lateral e a parede do fundo de uma mesma cor.

Outra dica são os papéis de parede estampados. Flores, arabescos e texturas proporcionam um clima aconchegante e dispersam a atenção do formato comprido e alongado que o quarto possui.

Iluminação

Divida o quarto com um lustre central comprido, de preferência redondo. Abaixo dele posicione um pufe, um banco de acrílico multiuso que também pode servir como abajur, ou mesinha de centro.

Nichos

Abuse dos nichos sobre a cabeceira da cama, e ao longo da parede. Evite colocá-los em linha reta, crie movimento, assim temos a impressão de que a parede é menor e mais larga. Eles também podem ser fixados sobre as portas dos quartos.

Espelhos

Os espelhos possuem a função de criar profundidade e iluminar o ambiente através do reflexo da luz. Eles podem ser posicionados na parede de várias formas:

Pequenos quadros: Os espelhos distribuídos na parede como pequenos quadros, enfeitam e distribuem claridade criando um efeito de profundidade sutil e bonito.

Grandes na vertical: Espelhos grandes posicionados na vertical pode servir para dividir o ambiente e causar a impressão de que o quarto é menos comprido. Eles devem ser colocados em uma das paredes longas, mas não no centro dela.

Grandes na horizontal: Espelhos grandes na horizontal podem ampliar o ambiente e proporcionar uma boa iluminação ao quarto. Podem ser colocados sobre a escrivaninha, ou sobre a cômoda.

Fotos de Quartos Estreitos e Compridos Decorados

06. maio 2013 by Redação
Categories: Quarto | Tags: , | Comentários desativados

Comments